FOTO DO PRESIDENTE ASSASSINADO ABRAHAM LINCOLN
Washington, dia 14 de abril de 1865. O Presidente Lincoln e sua mulher, acompanhados de amigos, compareceram ao Teatro Ford com a finalidade de assistir à representação de A Prima Americana.
Os jornais anunciaram que o General Grat estaria presente, mas este cavalheiro tomou o último trem para Nova Jérsei.
O teatro estava repleto e todo mundo parecia satisfeito com o espetáculo. Durante o terceiro ato, quando houve uma pausa breve para a entrada dos atores, ouviu-se um estampido seco de pistola, que apenas chamou a atenção, mas nada de mais sério sugeria, até que um homem correu ao beiral do camarote do Presidente, empunhando uma longa adaga na mão direita e exclamando. " Sic semper tyrannis", depois do que saltou bruscamente do camarote, que se encontrava na segunda bancada, até o palco, correndo para o lado oposto, escapando ao espanto da platéia, e fugindo depois a cavalo.
Os gritos da Sra. Lincoln foram o primeiro sinal, para a platéia, de que o Presidente tinha sido alvejado: foi quando todos os presentes se puseram de pé e correram para o palco, muitos exclamando: Enforquem-no! Enforquem-no!
A confusão e o espanto eram indescritíveis e, naturalmente, houve uma suspensão abrupta da representação teatral.
Muitas pessoas acorreram ao camarote presidencial, tantas que logo se ouviram exclamações: " Recuem dêem-lhe ar! Alguém tem estimulantes? Num exame apressado, verificou-se que o Presidente tinha sido alvejado na cabeça, acima e atrás do osso temporal, e que um porção do cérebro escorria. Foi transportado para uma residência particular defronte do teatro, e o Médico- Chefe do Exército e outros cirurgiões foram chamados para atendê-lo.
Um exame do camarote privado revelou manchas de sangue nas costas da cadeira acolchoada em que o Presidente se sentava; também na parede e no chão. Uma pistola simples de cano comum foi encontrada sobre o tapete.
A meia-noite, o gabinete dirigiu-se para o local. Os Srs. Sumener Colfax e Fransworth: o Juiz Curtis, o Governador Oglesby, o General Meigs, o Coronel Hay e uns poucos amigos pessoais, com o Médico-Chefe Barnes e seus assistentes imediatos achavam-se à cabeceira. O Presidente ainda se encontrava em estado se síncope, totalmente insensível e respirando com dificuldade. Escorria sangue do ferimento em sua cabeça.
Os cirurgiões fizeram todo esforço possível de habilidade médica, mas as esperanças estavam perdidas.
A despedida da familia do Presidente agonizante foi triste demais para qualquer descrição.
Na manhã do dia seguinte, a Associated Press de Nova Iorque recebia este telegrama:
" Abraham Lincoln morreu esta manhã as sete horas e dois minutos".
Abraham Lincoln foi o primeiro presidente a ser eleito pelo partido Republicano e o décimo sexto presidente dos Estados Unidos. Era um pensador e deixou inúmeros textos, frases e poemas. Foi presidente durante o período de 1861 a 1865.